Prebióticos e Probióticos, o que são?

10.png

     

      Dentro da classe de alimentos considerados funcionais, existem os alimentos que são chamados de prebióticos e probióticos, mas o que são esses alimentos e quais os seus benefícios para o organismo humano?

Prebióticos: são fibras não digeríveis, porém que são fermentadas pelo intestino e por isso possuem efeito bifidogênico, ou seja, estimulam o crescimento de bactérias benéficas. Além disso, auxiliam na diminuição de absorção de gorduras e glicose e auxiliam na motilidade intestinal. As fibras prebióticas mais comuns são: a inulina, pectina e o FOS (Frutoligossacarídeo).

Probióticos: são microrganismos vivos que quando ingeridos exercem efeitos favoráveis para saúde. Os objetivos dos alimentos enriquecidos com probióticos são de auxiliar na proliferação de bactérias benéficas no intestino que agem no fortalecimento imunológico, trânsito intestinal e na defesa de possíveis infecções. Os probióticos são muito utilizados em iogurtes e leites fermentados, os mais conhecidos são os Lactobacillus e Bifidobacterium.

      Os prebióticos e probióticos aumentam de forma significativa o valor nutritivo dos alimentos. A manutenção do equilíbrio da flora intestinal é muito importante para o organismo. Dessa forma a alimentação exerce papel influente através da ingestão de alimentos que estimulem o crescimento de bactérias benéficas.

      No entanto, o uso desses alimentos devem estar sempre associados a hábitos de vida saudáveis. Pois, é fundamental saber que para uma boa saúde não depende somente do consumo de alimentos funcionais e sim de vários fatores relacionados.

 

Consulte regularmente um médico e nutricionista!

 

 Nutricionista  Maira Chiquito Alves

CRN: 8431

 

Matéria publicada em: 06/12/17

Conheça os nossos Produtos

Nossos produtos são fabricados seguindo os mais rigorosos processos de fabricação.