Linhaça

LINHAÇA_01.png

     

        A linhaça tem sido muito comentada na mídia e também tem sido alvo de muitas pesquisas no meio científico por ser considerada um alimento funcional. Muitas propriedades da Linhaça que são benéficas à saúde já foram descobertas e amplamente comprovadas por pesquisadores.
        A proteína encontrada na linhaça é similar à da soja, caracterizando como uma proteína completa. Além disso, é rica em lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon.
        A linhaça ainda possui em sua composição vitaminas, fibras, compostos fenólicos que agem como antioxidantes e ácidos graxos poliinsaturados essenciais (ômega 3 e ômega 6).
        É efetiva no auxílio à perda de peso, pois é rica em fibra dietética, que auxilia no aumento da saciedade, na diminuição da absorção de gorduras e no trânsito intestinal. Além de ser protetora do sistema cardiovascular por possuir os ácidos graxos poliinsaturados da classe dos ômegas e compostos antioxidantes, agindo assim também na prevenção de uma série de doenças como o câncer, envelhecimento precoce e outros.
        São encontrados dois tipos de linhaça: a marrom e a dourada. Os dois tipos não diferem muito na sua composição, pois ambos são ricos nos compostos benefícios à saúde.
        Para desfrutar dos benefícios da linhaça e todo seu valor nutricional, o seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e saudável. Além disso, a linhaça deve ser consumida na sua forma moída, pois o grão inteiro não consegue ser digerido pelo aparelho digestivo, porém deve-se atentar que a linhaça por ser rica em óleos essenciais é altamente oxidativa, com isso o ideal é que se tenham os grãos inteiros e somente no momento do consumo moer em liquidificador a quantidade que irá ser consumida.

 

 

 Nutricionista  Maira Chiquito Alves

CRN: 8431

 

Matéria publicada em: 06/12/17

Conheça os nossos Produtos

Nossos produtos são fabricados seguindo os mais rigorosos processos de fabricação.